segunda-feira, 9 de julho de 2012

VII ENCONTRO DE FORMAÇÃO PROUCA/PI


Nos dias 25 e 26 de junho de 2012 aconteceu o VII Encontro de Formação do Projeto Um Computador por Aluno - UCA em Teresina-Piauí. O Evento ocorreu no Auditório do CT da UFPI e contou com a participação de Diretores, Professores e Técnicos das Escolas contempladas pelo projeto no Estado (Teresina, Nazária, União, Parnaíba, Piripiri, Floriano, Oeiras, Joaquim Pires e São João do Piauí).  


 PROGRAMAÇÃO


A abertura do evento foi proferida pelo Prof. Dr. Gildásio Guedes, coordenador geral do Projeto UCA/PI e Diretor do Centro de Educação Aberta e Distância-CEAD/UFPI e pela Coordenadora Executiva do Projeto, a Profª. MSc. Keylla Maria de Sá Urtiga Aita. Eles apresentaram o novo Sistema Operacional (S.O) que estão implantando nos laptops – o UbuntUCA. UbuntUCA é uma remasterização do Ubuntu, desenvolvida para o uso em netbooks (como os Classmates do ProUCA) e no ambiente educacional. Na ocasião, os coordenadores apresentaram as vantagens de se migrar para o novo S.O. Em seguida, o técnico em informática, Everton Dias, ministrou treinamento sobre a instalação do UbuntUCA e seus aplicativos. Os cursistas tiveram a oportunidade de aprender a instalar o sistema em seus laptops. Posteriormente, foi demonstrada, também de forma prática, a instalação dos principais aplicativos. Na sequencia, as professoras Rita de Cássia e Fabiana Sousa fizeram a demonstração do uso desses aplicativos e as professoras Maria do Socorro e Maria de Fátima apresentaram alguns links de apoio pedagógico disponíveis na Internet. O encerramento das atividades do 1º dia do Encontro foi marcada pela oficina prática sobre o LibreOffice, suíte de escritório disponível no UbuntUCA e contou com o apoio do Prof. MSc. Rodrigo Veras.

O conteúdo programático do 2º dia incluiu atividades relativas ao Eixo 3 do Módulo IV sobre Tecnologias e foi conduzido pelas professoras Maria do Socorro e Marlene Rodrigues. A mensagem de encerramento foi feita pela Profª. MSc. Georgina Quaresma.

Equipe de Formação do Projeto UCA

Professores Multiplicadores da Formação - UCA


1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem!

Postar um comentário